sábado, 22 de outubro de 2011

O Astro.

A noite de ontem foi especial para o nosso projeto comunitário. Foi de ouro. Talvez vocês não saibam, mas hoje e amanhã temos a prova do ENEM. Por isso reuni a equipe inteira para na sexta feira, darmos um super aulão. Todas as matérias. 20 minutos cada frente. Cada um fazendo o seu melhor. E que melhor. Foi uma noite linda. E ficou claro sim quem era o astro da noite. Salão abarrotado. Alunos de colégios particulares da minha cidade, colégios públicos, cursinhos. E nossos próprios alunos. Fácil mais de 200 pessoas.O mais fotografado, assediado, chamado e querido lá, era eu. E pelo primeira vez, não me senti culpado por isso. Aceitei que aqueles alunos gostam de mim. Ou mais que isso, gostam do professor que sou. Que estou me tornando. Resolvi afastar por algumas horas aquele pensamento culpado que sempre permeia meus pensamentos nessa hora e aceitar que como professor posso ser amado. Que os alunos ( sim não são só alunas) querem tirar fotos, querem abraçar, querem mostrar que são íntimos do professor mais querido. Todos os professores brilharam. E estrategicamente a aula de Literatura ficou para encerrar, para mante-los lá seguindo um dos meus colegas que montou o cronograma. E deu certo. Como sabiam que era Literatura, receberam uma imitação impagável de uma personagem da nossa literatura e uma aula de menos de 5 minutos ( Português tem 3 frentes e tínhamos que dividir em Gramática e Redação, que receberam um tempinho maior) sobre todas as Escolas Literárias. Ao término muitos gritinhos, aplausos, fotos, e comprimentos. E muita aceitação também. Humildemente aceitei que isso pode acontecer. E não faz de mim uma pessoa melhor. Faz de mim um bom professor e nada mais. Claro que fiquei orgulhoso de alunos de cursinhos particulares da minha cidade, cursinhos de altíssimo nível virem falar que tenho que dar aula lá, que sou melhor que o professor deles...É o que quero pra mim...fazer meu nome, construir minha história...e nisso, ACHO que posso deixar meu caráter de fora...A noite estava muito boa. É bom ser querido, sobretudo quando você passa meses e mais meses se sentindo tão sozinho, tão sem chão, tão sem nada...Ás vezes devemos aceitar as pessoas que Deus nos manda...não são as mesmas pessoas que tinha antes e sentir falta delas não fará com que elas voltem...elas não voltarão...elas desistiram, cansaram de serem enganadas, e estão certas. A paciência acabou. Agora é a vez dessas, que entraram há pouco tempo e que nem eu nem elas sei por quanto tempo ficarão...professores do projeto, alguns alunos mais especiais, pessoas que esse blog me mandou, enfim...todos estão aqui agora...ajudando a dor a terminar. O que não significa que terminará. Mas está sendo amenizada. Isso está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário