sábado, 6 de agosto de 2011

A sogra que era uma mãe.

Para quem passou vários anos de sua vida meio que largado no âmbito familiar, ter namorado quem namorei durante tantos anos foi uma dádiva. Um presente imerecido. Minha ex sogra nunca foi uma real entusiasta do nosso namoro. Ninguém na família o era  na realidade. Não, não era por causa do meu caráter. Eu os enganava bem. Eram por outros fatores. Sou pobre. Não sou bonito. Aos 32 pouco construí nessa vida. Sou estagiário. Não tenho carro, não tenho dinheiro guardado. Qualquer universitário razoável tem mais do que eu. Ninguém cria uma filha pra isso certo? Mas..eu a fazia feliz. E eles respeitavam isso. E eu não tenho uma vírgula para reclamar daquela família.Quando inventaram a definição de mãe, era sem sombra de dúvida em minha ex sogra que Deus pensava. Ela era uma mãe completa.Firme, mas carinhosa. Cobrava, mas ajudava a resolver. Qualquer hora que as filhas precisassem lá estava ela. Fosse ás 5hs da manhã para buscar para uma festa. Fosse para virar a noite fazendo trabalho do colégio. Ela estendeu esses cuidados maternos a mim. Cuidava da minha roupa. Da minha alimentação. Se eu ficava doente, com ela, em três dias estava curado. Estou há 3 semanas gripado. Não saro por nada. Na casa dela isso não teria acontecido. Muitas vezes sentávamos e conversávamos sobre os mais variados assuntos. Ela tem uma cultura incrível. Como qualquer ser humano tem defeitos. Mas suas qualidades eu nunca tinha visto numa mãe. Sou grato por tudo que minha mãe fez por mim. Mas ter encontrado essa mulher em minha vida foi como, durante 7anos ter encontrado uma mãe com  quem eu de fato podia contar. Embora eu nunca tenha sido o genro dos sonhos, muitas vezes ouvi dela que era como um filho para ela. E isso me enche de orgulho, até pelo fato de que ela tinha uma mágoa eterna comigo e minha ex namorada: como num primeiro momento ela não aprovava nosso namoro ( demorei pra ganhar a confiança dela) nos primeiros 7 meses de nossa relação, namoramos escondidos da família dela. Algo que ela nunca se conformou. Mas também, a despeito inclusive do fato de desaprovar ( mãe sabe das coisas né?) totalmente a escolha da filha, ela nunca deixou de me tratar com carinho. Nunca deixou de fazer minhas vontades. Nunca fez com que eu me sentisse no mínimo em minha própria casa, na casa dela. Foi uma das pessoas mais marcantes que já passaram pela minha vida. E dela eu também sinto uma falta imensa. É duro demais perder as melhores coisas da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário