terça-feira, 10 de janeiro de 2012

"Raramente sou feliz..."

Escutamos frases ao longo da vida que ás vezes passam batidas. As pessoas estão sempre nos falando algo ou querendo nos dizer algo. Mas fazemos ouvidos moucos, ou somos insensíveis as palavras, ou ainda pior não acreditamos nas frases. Essa falta de crença acho que vem por conta da banalização de coisas importantes. Quantas vezes estamos só alegres e clamamos aos quatro cantos: "Estou explodindo de felicidade?" Quantas vezes começamos um relacionamento e já dizemos que estamos "loucos de amor" por alguém"? Amor é tão profundo. Não creio que ao longo da vida você ame muitas pessoas. Alías se ama talvez estejamos diminuindo um sentimento tão puro. Após o término minha maior luta têm sido contra as palavras. Sim, as palavras que eu sempre soube usar tão bem para mentir, manipular, trair, enganar, jogar com as pessoas. Eu feliz? Nunca mais usei. Porque não me sinto mais feliz. Já me senti em alegria intensa e desvairada. Quando meus alunos passaram no vestibular, quando conquistei meu primeiro emprego como professor, apenas para ficar em dois exemplos. Felicidade? Sei ( muito) bem o que é e definitivamente não é o que eu senti nesses dias. Nem pelos outros. Como falei hoje na volta ao psiquiatra, você se sente esvaziado, pensa que esse sentimento não te pertence mais e que não alcançará mais esse estado de espírito. Da mesma forma vale para o "estar bem"...há meses as pessoas perguntam no msn, pessoalmente, ou no facebook "Como você está?" e eu sempre respondo as mesmas coisas: "De boa", "tranquilo", "tudo certo", "vamos indo", porque não quero enganar ninguém, ,muito menos a mim mesmo respondendo que "está tudo bem", porque não está...o psiquiatra disse que admira minha lógica....
Essa enorme introdução é só para ilustrar algo que me aconteceu ontem e que me fez pensar muito. Estava com minha amiga, lá em casa e um momento normal, e derrepente ela me olhou profundamente e começou a rir. Segue o diálogo:

Eu: " O que foi?"
Ela : "Nada".
Eu: "Fala!Tenho cara de palhaço né?"
Ela: "Tem!Mas não é isso."
Eu: "É o que então?"
Ela: Estar contigo me faz feliz. E eu ramente sou feliz."

Aquilo calou fundo em mim. Eu faço alguém feliz. Sabem o que faço para deixá-la feliz? Nada. De verdade. Nenhum agrado explícito, nenhuma declaração mais contundente. Nenhum elogio grandioso. Elogio a roupa. Digo que está bonita. Que gostei do novo corte de cabelo. Nada. Nada demais. Mas meu caminho se traçou com o de alguém que raramente é feliz. E perto de mim fica. Se não for um exagero ( olha nós aqui voltando para o que estava lá em cima) é uma imensa responsabilidade. Fazer alguém feliz. Queria dizer o mesmo para ela. Queria dizer para qualquer pessoa. Queria não ter pego toda a minha felicidade e jogado nas costas de uma pessoa. Queria seguir de fato adiante. Não de mentirinha. E eu sei que não estou banalizando isso que estou dizendo. Ou exagerando. É assim de fato que me sinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário