terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Daquilo que se esclarece.

Eu tenho uma amiga de quase 15 anos. Nós nos vimos mesmo três vezes. E convivemos de maneira intensa de verdade, cerca de 4 anos. Depois namoradas ciumentas ( todas tinham ciúmes dela) mais namorados dela que também nunca gostaram de mim, acabaram nos afastando. Mas sempre que nos falamos a intimidade é daquele jeito de quem nunca deixou de se falar. Temos dinâmica de assunto, intimidade e química em nossas conversas. Coisas de quem trocava cerca de 2 cartas por semana e uma ligação de mais ou menos cinco horas todo domingo. Nós nos conhecemos por intermédio daquele amigo que tanto prejudiquei. Era a melhor amiga dele em dado momento de sua vida. Do nada ela gostou de mim, começamos a conversar e eu é que passei a ser mais amigo dela do que dele. Para ela eu também menti. Ela também achava que eu chegara a namorar a irmã do meu amigo. Então quando tudo acabou, como fiz com todos, contei a ela sobre tudo que eu fizera. O porquê do fim do meu namoro. Minhas mentiras para o meu melhor amigo. O carioca com família rica. Treinador de futebol amador. Ótimo jogador. Cheio de mulheres em cima. Todas as minhas nojeiras e falhas. A atitude dela na época, foi surpreendente. Ela não ligou. Simplesmente não se importou. Seguimos nos falando. Amenidades, sempre. Nada muito profundo. Até ontem  a noite. Quando ela pediu para conversar comigo. Disse que esperou a poeira baixar. Eu estar mais calmo. E queria entender tudo que houvera. Dei trechos desse diário com já quase 250 postagens para ela, para que ela visse melhor o que eu fiz.Não me justifiquei. Não menti. Disse a verdade, como tenho dito para pessoas que convivem comigo desde aquela época. Sem me defender. Sei o tamanho do mau que fiz. Da minha canalhice. Do estrago e do trauma que imprimi a essas pessoas. Meu amigo passo 12 anos traumatizado e quando teve a oportunidade de me "entregar" para minha ex namorada, não pensou um segundo, entregou. Ela me disse palavras muito compreensivas. Disse que me conhecia. Relembrou momentos marcantes da nossa amizade. Coisas que ela sabe que foram reais. Não me passou a mão na cabeça. Disse que entendia o horrível ato que eu cometera. Mas não pareceu, como quase todos os outros, que irá se afastar de mim. É um consolo. Acho que por outras razões e não essa, nossa amizade jamais será a mesma de novo.Ela é casada, já é mãe. Eu ainda sou muito parecido com aquele cara que ela conheceu há tantos anos. Estagnado. Mas o carinho que sempre nos ligou, esse permanecerá. Algo que ela me disse me marcou demais ontem. Ela falou de um período difícil que ela tivera na vida e que eu lembro bem por ter acompanhado de perto. E ela disse que demorou 10 anos para se livrar dele. Foi uma resposta ao meu cansaço por estar há 8 meses assim...sofrendo...O que são 8 meses perto de 10 anos não é mesmo? A diferença é que se meu crime me render mesmo uma pena de 10 anos, eu já terei 43 anos..se aos 33 já é complicado ter qualquer tipo de vida...aos 43 então...Ela disse que eu devo me preparar então visando os 45...para estar bem até lá...Será? Não faço planos tão longos. Se uma hora de cada vez saiu de cena, dando lugar a um dia de cada vez, mais que isso não consigo mesmo fazer...Resta esperar para ver até onde aguentarei ser esticado. Foi uma boa conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário