sexta-feira, 16 de março de 2012

"Melhor professor do estado."

Minha aula na cidade onde estou trabalhando agora foi espetacular na última semana. Talvez uma das melhores da minha vida. Consegui utilizar com um bom domínio ( apesar de não ser exatamente bom nisso) a lousa digital. Pela primeira vez dei gramática para um cursinho. Para turmas do ensino médio. Dou gramática para o ensino fundamental. Me saio bem. Não é espetacular. É bom. Me preparei a fundo para as duas aulas de gramática que fiz. Claro, que só relaxei quando cheguei na paixão e na especialiadade que é a Literatura. Mas antes, no intervalo, fui para a sala do diretor na presença do dono, tomar um café com eles. Estavam assistindo minha aula de gramática. E confesso que eu estava nervoso com isso. Elogiaram muito. Foram sinceros e avisaram que não é tão boa quando a de literatura. Mas tem um ótimo nível e eles estão satisfeitos. Nisso, a secretaria entra e informa que "a moça da tv" acabara de chegar. A moça entra para a gravação de uma matéria sobre alunos que se dedicam para o vestibular desde o começo do ano. Perguntou se poderia gravar uma parte de uma aula. O diretor disse: "Grava a de Literatura desse cara aí. É a melhor do estado. Ele é o melhor professor de Literatura do estado." Nunca ouvi de um profissional um elogio tão intenso. Claro que meus alunos me chamam, sem razão, de o melhor professor do mundo. Mas são meus alunos. Dentro do meu colégio, dos meus cursinhos. O dono de um cursinho, assim, publicamente, me elogiar para alguém da imprensa. Ela entrou, gravou, enfim, foi tudo ótimo. Mas fiquei orgulhoso sim. Chamei-o de exagerado. Ele falou que procurou em todo o estado e sabia do que estava falando. Se havia ainda o que melhorar em Gramática, em Literatura não. Lembrei do ex professor de Literatura da minha ex namorada. Ela o idolatrava. Uma menina que estudou no mesmo colégio que ela, também teve aula com ele, e hoje está na federal onde estudo, também. Diz que ele é o responsável por ela fazer Letras. Eu nunca vi a aula dele. Mas certamente não devo ser melhor que ela por exemplo. Honestamente, me acho melhor que o professor de Literatura da maior rede de ensino da minha cidade. Assisti a aula e abordei aspectos que caíram na prova do vestibular e que ele passou em branco. E tenho mais carisma. Mais intimidade com os alunos. Isso não é uma competição. Mas saber que não sou um profissional medíocre é importante. Pra mim ao menos. E só posso usar de parâmetro os melhores. Acho que tenho e devo melhorar mais. Mas em 9 meses cresci mesmo.Li e comprei obras importantes. Me concentrei em mim. Investi no meu estudo. E agora estou colhendo os frutos. Quero crescer mais. Quero que o elogio seja de fato real. E que eu seja merecedor dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário