segunda-feira, 5 de março de 2012

Desafio.

O desafio é imenso. Outra cidade. Uma das maiores do estado. Dona de uma das mais esperadas festas do país. Colonizada por um povo exigente. E eu lá. No meio deles. Contratada como professor. É amanhã. Primeiras aulas, às 16:30. Três aulas direto. E dessa vez sem "amparo." Sem o aconchego de olhar pro lado e verificar que estou cercado de amigos. Os meus alunos de sempre. Será uma nova cidade e consequentemente um novo momento na vida. A sensação é de que finalmente cheguei "lá". Ainda não é o que quero. Ainda não é o máximo. Mas já é o maior que dei até agora na minha vida...E pensar que há 9 meses atrás, tudo isso era um sonho distante. Impossível de se realizar. E hoje é palpável. Eu sou professor MESMO! É do que meus alunos me chamam. Sou procurado por grandes colégios. Grandes cursinhos. Disputado até. Amado por meus alunos. Mas...nada disso me preparou para esse momento de certa forma. A hora de ir lá e dar aula numa região e para um povo diferente do meu. Não é medo que eu sinto. Sou cara de pau. Amanhã sei que pegarei o ônibus, irei, darei minha aula, e farei isso bem. Mas o frio na barriga sabem? Está aqui presente. Aquele frio que pouquissímas pessoas no mundo saberiam amenizar. E que uma só, saberia mandar embora.Ela. Essas são algumas  das horas que ela faz mais falta.A hora da vitória. Da celebração. Em 7 anos de namoro ela me viu ser demitido de alguns serviços. Entrar em outros paliativos. E em todos comemoramos. Comemoramos cada salário de R$600,00 que eu iria ganhar.Isso com ela segurando a maior barra. Sabendo o quanto isso de certa maneira "envergonhava" a família exigente dela. Lembro que quando perguntavam a minha ex sogra  o que eu fazia, ela ficava com uma vergonha...28,29,30,31 anos....e ele não faz nada. É office boy do meu marido. Trabalha como estagiário de um orgão público...Tem uma bolsa estágio na universidade( certamente não passa pelos mesmos constrangimentos ao apresentar o novo genro, bem sucedido)...E agora, eu sou o cara de dois cursos pré vestibulares grandes, um colégio legal...um projeto social que me orgulho mais que tudo...Ganho bem o suficiente pra sustentar duas casas e ter meus momentos de lazer e até alguns luxos...Como ela encararia cada uma dessas vitórias? O que ela diria desse momento? Certamente celebraríamos só nós...como sempre fazíamos...comendo o queijo derretido que ela tanto amava...uma carne gostosa, uma ida ao shopping, ou só na nossa intimidade...E se a felicidade dela era contagiante por coisas tão infímas...eu imagino como ela estaria hoje...NESSE momento especial. Com a estabilidade financeira recém adquirida. Estabilidade empregatícia também...Ela perdeu todos esses momentos especiais. O desafio não é só iniciá-los, mas também vivê-los só. Quer dizer...só não! Meus amigos vibram a cada conquista!Celebram! Cantam! Se dizem meus fãs pela virada na vida! Mas independente disso, há o vazio, e o desafio pessoal, que não supero. Nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário